Selados para sempre desde o ventre

Por Cristiano França
(Instagram: @cfeleito)

“No qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, FOSTES SELADOS com o Espírito Santo da promessa.” (Efésios 1:13)

Devido à ausência de entendimento da Palavra e por falta de contextualização dos textos e tempos bíblicos, muitas heresias foram criadas ao longo dos séculos de cristianismo. E desde que Deus fez chegar o Evangelho da Graça até minha vida que tenho procurado dar a minha contribuição ao Seu Reino no que se refere à libertação do povo do Senhor das garras da mentira e da cegueira espiritual.

Na época em que eu ainda vivia no meio do lamaçal de mentiras que é o sistema religioso “cristão”, muitas vezes eu me julguei incapaz e inferior por supor que quem falava em “línguas”, pulava, rodopiava, suava e gritava na igreja era “mais santo” ou tinha “mais intimidade com Deus”. Assim, eu e certamente muitos outros irmãos vivíamos numa busca incessante pela “presença do Espírito Santo” em nós, como se O mesmo já não estivesse presente em nossas vidas desde o ventre de nossas mães.

Uma das maiores heresias já criadas é a maldição chamada de “pentecostalismo”. O sistema pentecostal foi o responsável por inserir na mente do povo a ideia de que Deus ainda não cumpriu Sua promessa de derramar Seu Espírito sobre toda a carne (isto é, sobre todas as etnias). Nós, ao contrário, temos A CERTEZA de que Deus não falhou em Sua promessa e que Ele, nesta Nova Aliança, já outorgou seu Espírito a todo Seu povo escolhido (Romanos 5:5).

Sabemos que, obviamente, o Espírito Santo não habitava em ninguém na Antiga Aliança devido à presença do pecado no mundo. O Espírito do Senhor vinha, muitas vezes sobre Seus profetas e juízes (Números 24:2; Juízes 3:10) apenas para cumprir um propósito específico e depois retirava-Se. Então, Deus prometeu:

“Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne…” (Joel 2:28).

Este “depois” se referia à Nova Aliança que já foi inaugurada. Ou seja, a promessa de Deus JÁ É UMA REALIDADE, pois estamos no Novo Pacto, o pacto dos bens já realizados:

“Mas Cristo, tendo vindo como sumo sacerdote dos bens já realizados…” (Hebreus 9:11 ― versão Almeida Revisada Imprensa Bíblica)

“Quando Cristo veio como sumo sacerdote dos benefícios agora presentes…” (Hebreus 9:11 ― versão Nova Versão Internacional)

Ora, a presença do Espírito Santo em nós faz parte desses bens já realizados! Por isso, nós temos certeza absoluta de que todas os eleitos do Senhor que nasceram nesta Nova AliançaJÁ NASCERAM SELADOS COM O ESPÍRITO DA PROMESSA, pois já se formaram no ventre materno com o Novo Pacto estabelecido. Logo, esta doutrina ensinada pelos “pentecostais” e “neopentecostais” (e até por alguns segmentos mais tradicionais), dando conta de que os filhos de Deus ainda têm que “buscar o Espírito Santo”, é uma das maiores e mais destruidoras fraudes que surgiram no cristianismo moderno.

Antes, porém, de encerrar o texto é importante explicar algo. Ao lermos o versículo de abertura deste texto, aparentemente encontramos algo que contraria o que dissemos até agora. Isto porque, em Efésios 1:13, Paulo diz que a Igreja precisou OUVIR o Evangelho para ser selada. Ora, se é preciso ouvir a Palavra para recebermos o Espírito, como nós já nascemos selados? Na História também encontramos aparentes contradições à presença do Espírito Santo em nós desde o ventre materno. Em Atos dos Apóstolos nós vemos Paulo impondo as mãos sobre algumas pessoas para que o Espírito Santo habitasse nelas (Atos 19:6). É aqui que muitos se confundem e criam doutrinas estranhas à Revelação da Palavra. Para entendermos isto é importante compreendermos que a experiência da Igreja primitiva é totalmente diferente da Igreja atual. Como já vimos, o Espírito Santo antes da cruz não habitava em ninguém, porque Cristo ainda não havia aniquilado o pecado (Hebreus 9:26). E se observarmos bem, o povo da Igreja primitiva (que aparece em Atos e nas epístolas) era composto de pessoas que tinham nascido AINDA NO PERÍODO ANTERIOR À CRUZ, onde a Lei ainda não tinha sido abolida (cumprida por Cristo) e as Promessas ainda não tinham sido liberadas. Então, a principal diferença entre nós (Igreja atual) e o povo da época de Paulo é que nós já nascemos com a Nova Aliança estabelecida e eles NÃO. Como a Igreja primitiva viveu este período de transição da Lei para a Graça, eles precisaram ouvir o Evangelho para serem selados, pois tinham nascido ainda sem que o derramamento do Espírito tivesse se concretizado.

Deus começou a cumprir Sua promessa do derramamento do Espírito Santo logo após a cruz, onde os judeus O receberam no Dia de Pentecostes e os gentios pouco tempo depois. Hoje, porém, a promessa já é uma realidade. Nós não temos mais que buscar ou lutar para termos o Espírito Santo, pois desde o ventre materno Ele está em nós. E este selo que temos desde o ventre materno nos garante a nossa eternidade, pois os eleitos de Deus foram selados para o Dia da Redenção ― que para nós (Igreja atual) se dará quando deixarmos nossos corpos atuais para recebermos o corpo glorificado e redimido que nos foi prometido:

“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o Dia da Redenção.” (Efésios 4:30)

“Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o Seu corpo glorioso…” (Filipenses 3:21)

SOMOS ABENÇOADOS!

Comentários encerrados.