A Graça de Deus subverte os conceitos humanos

Por Cristiano França
(Instagram: @cfeleito)

“Mas se é pela Graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a Graça já não é Graça.” (Romanos 11:6)

Quando olhamos a vida do ponto de vista humano vemos que para se conquistar algo neste mundo é preciso, muitas vezes, salvo raríssimas exceções, o desprendimento de um esforço muito grande. E um dos grandes males que a religião imputa na vida dos eleitos de Deus é o fato de os fazerem enxergar as coisas do Eterno sempre sob esta perspectiva humana. Por isso Paulo alertou os colossenses sobre os religiosos de sua época acerca de seus ensinos e suas ordenanças vazias oriundas de uma compreensão absolutamente carnal das coisas do Altíssimo:

“Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão.” (Colossenses 2:18)

O caráter subversivo da Graça de Deus em relação às convicções humanas está justamente no fato de que Ela é completamente contrária a qualquer concepção do ser humano a respeito de conquistas e méritos. E é por não entenderem esta maravilhosa subversão que aqueles que estão submetidos à religiosidade, principalmente aos segmentos que se denominam “cristãos”, não enxergam as benesses que nos foram concedidas de maneira gratuita:

“Sendo justificados gratuitamente pela Sua Graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.” (Romanos 3:24)

“Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.” (1ª Coríntios 2:12)

Como podemos entender com a mente natural o fato de um Deus Santo, Perfeito e Maravilhoso Se manifestar neste mundo e Se submeter à condição humana, a fim de sofrer tudo que sofreu por causa de seres imperfeitos e contaminados pelo pecado (antes da cruz)?

“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Romanos 5:8)

Como podemos conceber que este mesmo Deus Santo, quando esteve manifestado em carne, Se prestou a conviver com pessoas consideradas à margem da sociedade — muitas eram consideradas como lixo — e amá-las, sem fazer qualquer acepção?

“E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles.” (Lucas 15:2)

Uma vez que quase tudo neste mundo, como dissemos no início, é conquistado com esforço, como entender que a Salvação eterna — algo tão importante e grandioso — nos foi dada sem que nada tenha sido exigido em troca?

Somente por meio da iluminação dos olhos espirituais (Efésios 1:18) — que se manifesta por meio da Palavra da Graça, o genuíno Evangelho do Cristo Ressuscitado — é possível entender o caráter revolucionário da Graça, pois a presença da Palavra Predestinada de Sabedoria em nosso entendimento “ativa” a Mente de Cristo (1ª Coríntios 2:16) e impede, consequentemente, que a mente natural e as possíveis fortalezas religiosas que foram impostas nela ceguem a visão dos filhos de Deus. Por isso, continuamos nossa luta em prol da divulgação massiva da Sã Doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo Ressuscitado.

As legítimas motivações para o Culto

Por Cristiano França
(Instagram: cfeleito)

“Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência, e o corpo lavado com água limpa.” (Hebreus 10:22)

Durante muitos anos busquei cultuar a Deus sem me perguntar por que eu ia às reuniões das denominações às quais eu pertenci no sistema religioso. Como eu nasci em berço católico ― e ainda criança fui para a religião evangélica com minha mãe ―, desde cedo fui acostumado a ir aos “cultos” e este processo se tornou uma simples rotina para mim. Quando paro para pensar naqueles tempos, não me recordo de ter em mente um anseio genuíno de cultuar ao Eterno.

Certamente, devido aos ensinos equivocados do sistema religioso, os nossos irmãos que estão submetidos às religiões “cristãs” acabam não tendo em seus corações o desejo genuíno de tributar um culto ao Senhor Jesus Cristo, sequer se preocupam em oferecer um culto racional (a maioria prefere a emoção em detrimento da razão) e se reúnem com diversos outros intentos que não seja exaltar o Pai de nossos espíritos e receber dEle, em contrapartida, o Alimento espiritual que Ele nos provê por meio de Sua Palavra ― o Evangelho da Graça.

As pessoas vão aos “cultos” de suas denominações com diversos motivos no coração, mas, na maioria dos casos, a motivação não tem o desejo de colocar Jesus Cristo no centro de suas vidas, exaltá-lO acima de todas as coisas e receber dEle a genuína revelação de Sua Palavra.

Vejamos a seguir alguns exemplos desses motivos ilegítimos:

1) BUSCAR A PROSPERIDADE FINANCEIRA

Devido aos ensinos da famigerada “teologia da prosperidade” (doutrina maldita que faz o povo de Deus priorizar os bens e conquistas materiais em vez de olhar para o que é espiritual), muitas pessoas têm buscado “cultuar” pensando em alcançar conquistas terrenas através das tais “campanhas” (ou “correntes”). Durante muitos anos eu pertenci a uma dessas denominações “correnteiras” e lembro-me perfeitamente da grande preocupação das pessoas em não perderem as “correntes”, pois, caso contrário, elas “não seriam abençoadas”. É importante frisar que praticamente não havia preocupações com a pregação; esta era apenas um mero detalhe e sempre era, tão somente, uma preparação para as correntes.

2) BUSCAR A SALVAÇÃO ETERNA

Muitos também vão se reunir apenas com o intuito de cumprir um ritual, como se o ato de oferecer um culto a Deus fosse um requisito para garantir a Salvação eterna. Este tipo de pensamento é fomentado através do medo implantado pelos líderes que vociferam a possibilidade de se “perder a Salvação” caso a pessoa seja encontrada em casa quando “Jesus voltar”. Assim, as pessoas não cultuam pensando em receber o conhecimento da Palavra de Deus, mas pelo medo de “não irem para o céu”.

3) ENTRETENIMENTO E SOCIALIZAÇÃO

Uma coisa que vemos muito hoje em dia é a busca incessante das pessoas pelo entretenimento e pela vida social nas congregações. Na verdade, esta não é uma prática atual, pois eu já percebia isto claramente nos tempos em que fui do sistema. Por isso que vemos as denominações investindo cada vez mais em mensagens de altoajuda, shows gospel, festas etc.

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Quando nos reunirmos como Igreja (seja pela Internet, em algum eventual encontro público ou na casa de algum irmão) devemos ter em mente as genuínas motivações, a saber:

A) Oferecer a Deus o nosso Culto Racional

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” (Romanos 12:1)

2) Cumprir o genuíno chamado da Igreja: se reunir numa única forma de pensar, a fim de que exaltemos a Deus acima de tudo em nossos corações e sejamos edificados através do recebimento da revelação da Graça

“Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.” (1ª Coríntios 14:26)

“Completai o meu gozo, para que tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, pensando a mesma coisa.” (Filipenses 2:2)

3) Manter os nossos pensamentos cativos à obediência a Cristo

“Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o pensamento à obediência a Cristo.” (2ª Coríntios 10:5)


 

Não assuma a forma do mundo

Por Cristiano França
(Instagram: cfeleito)

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:1-2)

A passagem bíblica que acabamos de ler é sempre evocada pelos líderes religiosos (de todos os segmentos do cristianismo, mas, principalmente, os evangélicos pentecostais e neopentecostais) para alertar os seus seguidores a respeito de práticas absolutamente normais da vida, tais como: ir à praia, frequentar cinemas e teatros, ouvir músicas seculares, consumir bebidas alcoólicas com moderação, frequentar shows e eventos não-evangélicos etc. (ao menos na época em que fui pentecostal todas estas práticas, entre muitas outras, eram terrivelmente condenadas).

Talvez alguém que não tenha passado por tais proibições e imposições religiosas pode se perguntar: “Por que atitudes tão normais eram proibidas e demonizadas?”. A resposta é bem simples: porque eram consideradas “do mundo”. Uma vez que o cristão tem o chamado de “não se conformar ao mundo”, tais práticas eram totalmente abolidas do dia a dia dos adeptos das denominações evangélicas. Mas, será que o apóstolo Paulo estava se referindo a este conceito de mundo que a maioria dos chamados cristãos abomina ardentemente?

A palavra “mundo” em Romanos 12:2 vem do grego “aion” ― que significa, literalmente, período de tempo. Neste texto o apóstolo Paulo faz uma alusão àquele momento em que eles estavam vivendo, ou seja, à ordem estabelecida naquele tempo pelo sistema social e religioso em que a Igreja estava inserida. Se observarmos bem, veremos que boa parte da carta Aos Romanos foi usada pelo apóstolo para tratar, principalmente, acerca do problema da relação da Igreja com a Lei ― Paulo buscava dissuadir aquela congregação a não se envolver com o Antigo Pacto. Vejamos:

“Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.” (Romanos 3:28)

“Porque não foi pela lei que veio a Abraão, ou à sua descendência, a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo, mas pela justiça da fé. Pois, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é anulada. Porque a lei opera a ira; mas onde não há lei também não há transgressão.” (Romanos 4:13-15)

“Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da Graça.” (Romanos 6:14)

“Assim, (…) também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo…” (Romanos 7:4)

Pensando em termos históricos, apesar de Jesus já ter morrido e ressuscitado na época em que Paulo escreveu suas cartas (ou seja, a Lei já estava obsoleta do ponto de vista de sua função), as práticas do Velho Pacto ainda estavam “em vigor” naquele tempo, uma vez que o Templo de Jerusalém ainda estava de pé. Tendo isso em mente, observemos agora que Paulo diz aos Romanos que o caminho para eles não se envolverem com o senso comum daquela época (isto é, com aquele “aion“) era a busca pela renovação da mente. Perceba: quando Paulo falou de renovação ele estava sugerindo que os irmãos da congregação de Roma não se envolvessem com o que era antigo. Sendo assim, tendo em vista o contexto e o principal motivo da carta, fica fácil entender que ele falava das práticas da Lei:

“Dizendo Nova Aliança, envelheceu a primeira.” (Hebreus 8:13)

Naquela sociedade a prática da Lei era muito comum, pois muitos judeus criam em Jesus Cristo, mas permaneciam fiéis às obras da Lei; e com a conivência dos demais apóstolos, é bom que se diga (Atos 21:20). Deste modo, todas as igrejas eram transtornadas pelos judaizantes, que queriam impor as práticas da religião judaica aos membros das congregações. Assim sendo, “conformar-se com o mundo” era, principalmente, o mesmo que aceitar que as obras da Lei fizessem parte da vida da Igreja.

Para encerrar: é evidente que sempre houve no mundo ― e sempre haverá ― obras más que nós, como representantes de Cristo, não devemos nos envolver, pois isto também é assumir a forma do mundo. Não é por acaso que Paulo dá diversos conselhos de boas obras no contexto do capítulo doze da epístola Aos Romanos e ensina, falando abertamente, sobre as verdadeiras práticas más quando cita as obras da carne (Gálatas 5:19-21). No entanto, o conceito de não se conformar ao mundo não é você deixar de praticar as coisas normais da vida, suprimindo a sua liberdade pessoal. Romanos capítulo doze trata, sim, de vivermos uma vida de boas obras, mas aborda, principalmente, a renovação da mente da Igreja em relação ao Antigo Pacto, que, a propósito, é a principal pauta de nosso Ministério ao longo de todos esses anos de trabalho.

Eleitos para agradar ao Pai

Por Cristiano França
(Instagram: cfeleito)

“Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais.” (1ª Tessalonicenses 4:1)

Não há dúvidas de que o Pai Eterno abriu o nosso entendimento para o Evangelho da Graça a fim de que pudéssemos aprender a agradá-lO de maneira plena. A Palavra diz o seguinte:

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim O adorem.” (João 4:23)

Ou seja, nosso Deus deseja ser adorado de maneira correta e legítima, pois é isto que O agrada. E a única forma de Seus filhos alcançarem esta excelência é por meio do conhecimento da Palavra da Graça, que abre o nosso entendimento para aquilo que o Eterno preordenou para este Novo Pacto.

Como acabamos de ver no texto histórico de João, o Senhor “procura” aqueles que O adorem (sirvam, agradem) em espírito e em verdade. Somente por meio da Mensagem que Cristo Ressuscitado revelou a Paulo ― a quem nós procuramos imitar nos tempos atuais ― é possível servirmos ao Pai através destas duas realidades:

1) EM ESPÍRITO

“Pois Deus, a quem sirvo em meu espírito, no Evangelho de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós.” (Romanos 1:9)

2) EM VERDADE

“Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a Graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.” (João 1:17)

Em suma: só serve em verdade e em espírito que está submetido à Mensagem da Graça.

O apóstolo Paulo foi categórico quando se referiu à maneira como NÃO agradar ao Altíssimo:

“E os que estão na carne não podem agradar a Deus.” (Romanos 8:8)

Estar “na carne” é viver de acordo com a direção da carne. Isto tem a ver tanto com a prática deliberada de suas obras (Gálatas 5:19-21) quanto viver em obras da Lei, uma vez que esta última se tornou enferma pela natureza humana (Romanos 8:3). Não é por acaso que os que vivem praticando tais obras estão debaixo de maldição (Gálatas 3:10) e separados de Cristo (Gálatas 5:4).

Já vimos o que não agrada a Deus. Vamos ver agora o que O agrada. Além de vivermos em Graça, seguem outros exemplos de como agradá-lO:

A) PREGAR A PALAVRA A TODOS

“Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.” (1ª Timóteo 2:3-4)

B) FALAR DA PALAVRA NÃO BUSCANDO AGRADAR A HOMENS (LÍDERES RELIGIOSOS)

“Mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações.” (1ª Tessalonicenses 2:4)

“Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.” (Gálatas 1:10)

C) VIVER COM A FÉ “ATIVADA”

“Ora, sem fé é impossível agradar a Deus…” (Hebreus 11:6)

4) DEDICAÇÃO À PRÁTICA DE BOAS OBRAS

“Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus.” (Colossenses 1:10)

5) LOUVAR AO PAI ETERNO COM CÂNTICOS E ENGRANDECÊ-LO ATRAVÉS DE NOSSA GRATIDÃO

“Louvarei o nome de Deus com cânticos e proclamarei sua grandeza com ações de graças; isto agradará ao Senhor…” (Salmos 69:30-31)

Em tempo: não buscamos agradar ao Altíssimo para obtermos a Salvação. Nós O agradamos por chamado e gratidão, porque já somos salvos.